Português Italian English Spanish

Dia de Campo: fazenda de Ribas será palco de evento sobre Carne Carbono Neutro

Dia de Campo: fazenda de Ribas será palco de evento sobre Carne Carbono Neutro

Pesquisadores vão apresentar resultados do primeiro ano de produção da URT da Fazenda Boa Aguada.

 

No evento realizado pela Embrapa e pelo Grupo Mutum que acontece durante a manhã desta sexta-feira, 10 de agosto, em Ribas do Rio Pardo, MS, pesquisadores vão apresentar resultados do primeiro ano de produção da Unidade de Referência Tecnológica (URT) da Fazenda Boa Aguada. O Dia de Campo tem apoio da Tortuga-DSM, Rede ILPF e Marfrig.

Estão previstas quatro estações técnicas de campo onde pesquisadores irão apresentar resultados como do componente arbóreo, desempenho forrageiro e animal, bem-estar e qualidade de carne e resultados econômicos da URT Carne Carbono Neutro (CCN).

O pesquisador Rodrigo Gomes fará um resumo dos quatro sistemas silvipastoris avaliados no que se refere a desempenho animal. Segundo o especialista, neste primeiro ano, 25 animais foram incluídos nos quatro sistemas integrados e todos foram capazes de neutralizar o gás metano produzido pelos bovinos o que significa que todos os arranjos são aptos para o sistema CCN.

Em se tratando de bem-estar animal e conforto térmico a pesquisadora Fabiana Villa Alves irá relatar dados desde a implantação dos sistemas e de microclima durante este ano. A questão de manejo de pastagem nos diferentes sistemas também será comentada, bem como os abates, quando o pesquisador Gelson Feijó abordará os aspectos de qualidade de carne e carcaça.

Outra apresentação será a econômica da URT CCN a ser feita pela pesquisadora Mariana Aragão. Ela adianta que dos sistemas analisados todos se mostram economicamente viáveis. Detalhes no de analise de investimento e perspectivas de mercado serão repassadas aos participantes.

O foco do dia de campo é a marca CCN desenvolvida pela Embrapa cuja produção de animais deve estar atrelada a condições adequadas de manejo da pastagem e do solo que promovam conforto térmico, bem-estar animal e mitigação do gás metano compensadas pelas árvores do sistema em que são criados.

Durante o evento a Embrapa irá apresentar os avanços da produção CCN em uma publicação da série documentos (nº245) intitulada “50 perguntas 50 respostas” que de forma clara e objetiva responde as dúvidas mais comuns dos leitores e, por fim, falará sobre a parceria Embrapa e Marfrig que envolve os conceitos produtivos  (CCN) e Carne de Baixo Carbono (CBC), ambos desenvolvidos pela Embrapa.

Para o pesquisador Roberto Giolo os avanços estão acontecendo e é fruto de um trabalho que vem sendo feito desde 2012. Segundo ele, até 2019 estará disponível o protocolo CCN que são recomendações e normas de produção.

A programação completa do Dia de Campo CCN pode ser conhecida no site da Embrapa Gado de Corte. Para participar do evento os interessados deverão se dirigir até a fazenda Boa Aguada e fazer a inscrição no local do evento que começa a partir das 8 horas. Poderão participar a comunidade científica, produtores rurais, empresários da cadeia produtiva da carne e do setor florestal, alunos de graduação e pós-graduação, técnicos e extensionistas.  

Deverão participar do evento o governador do Estado de MS, Reinaldo Azambuja, Secretários de Estado, representantes de Universidades Federais e do Estado de MS e de outros Estados.

Eliana Cezar (DRT 15.410/SP) 
Embrapa Gado de Corte 

Contatos para a imprensa 
gado-de-corte.imprensa@embrapa.br 
Telefone: 67 3368-2142

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

 riopardonews@gmail.com
 (67) 98454-6626
 facebook.com/RioPardoNews