Português Italian English Spanish

Alerta geral: Tucura quer fechar creche mais antiga de Ribas. Secretária fala em reformas

Alerta geral: Tucura quer fechar creche mais antiga de Ribas. Secretária fala em reformas

Meza relatou que há divergências no número de crianças sem vaga em Ribas do Rio Pardo.

O Ceinf Ivone Abes deixou de ser 'creche' e se adequou às regras dos novos centros de educação infantil. (Rio Pardo News) 

Por Kleber Souza do Rio Pardo News

Há fortes rumores em Ribas do Rio Pardo (MS), com informações de que o prefeito Paulo Tucura (MDB) pretende fechar a creche mais antiga do município (Ceinf Ivone Abes), para abrir o Ceinf do bairro São João (Criança Feliz). A manobra seria para facilitar o cumprimento do TAC firmado entre Prefeitura e Ministério Público em 2018. 

As informações foram confirmadas durante lotação de professores no último dia 4. Houve um "alerta geral" para que os profissionais se preparassem para o plano da Administração Municipal, de transferir as crianças matriculadas no Ceinf Ivone Abes, para o Ceinf Criança Feliz no bairo São João.

Meza fala em sobra de vagas nos Ceinf's.

A Secretária de Educação do Município, Juliana Meza, atendeu a reportagem do Rio Pardo News no fim da tarde desta sexta-feira, dia 8, e negou que o Centro de Educação Infantil Ivone Abes será fechado. “Foi cogitado fechar para reformas”, disse. Meza relatou que há divergências no número de crianças sem vaga em Ribas do Rio Pardo.

De um lado, um grupo de mães sem vaga, apresentaram na Promotoria em 27 de novembro de 2018, uma lista de 240 crianças, de 0 a 3 anos, excluídas da educação infantil. Do outro lado, a secretária Juliana Meza, declara que existe vagas sobrando, e cita como exemplo o Ceinf Crianceiras. “Lá temos vagas”.  

A notícia preocupa moradores que não admitem esta possibilidade exatamente porque o histórico Ceinf Ivone é tido como modelo na rede pública de educação infantil. A localização do prédio atende principalmente as famílias que residem na região central da cidade e, uma mudança de quase dois quilômetros de distância, iria causar enormes transtornos à população.    

Outro detalhe é que a colocação do Ceinf do bairro São João em atividade, foi promessa do prefeito independente do fechamento de qualquer outra creche, principalmente, da creche Ivone Abes.

Em seu plano de governo levado às casas dos eleitores na campanha eleitoral de 2016, o então candidato Paulo Tucura, prometeu concluir todas as obras inacabadas, e sempre que tinha oportunidade, batia no peito e dizia: “Vou colocar o Ceinf São João para funcionar”.

Se não bastasse, Paulo Tucura, brincou com o sentimento de esperança das mães do bairro São Sebastião, ao prometer a construção de um Ceinf naquele bairro. Por fim, não cogitou publicamente em momento algum, fechar a Creche Ivone Abes. O que deve acontecer entre o fim de março e o início de abril deste ano.

PROMETEU ENTREGAR DOIS, AGORA QUER FECHAR UM

Tucura prometeu construir um Ceinf no São Sebastião e concluir o da São João.

Caso o prefeito Paulo Tucura já tivesse cumprido suas promessas de campanha, Ribas do Rio Pardo teria hoje cinco centros de educação infantil: Ivone Abes, Pingo de Gente, Crianceiras, Criança Feliz (São João) e São Sebastião.

Entretanto, caso ocorra o fechamento do Ivone Abes, esse número cairá para apenas três: São João, Pingo de Gente e Crianceiras.

Moradores já denunciam a tentativa da Gestão Tucura” de mascarar este ousado atentado contra a educação infantil. “Estão dizendo que vão reformar o prédio e que dentro de algum tempo, não estipulado, tudo voltará a funcionar”, é tudo mentira, tudo jogada, reclama uma mãe do centro velho.

Questionada sobre os prazos, a secretária Juliana Meza haverá em março, uma reunião com todos os seguimentos interessados (Ministério Público, Mães sem Creche e Prefeitura), para decidir o futuro do Ceinf Ivone Abes e a abertura do Ceinf Criança Feliz.

“Estamos em organização de tudo isso. Vamos decidir após confirmação de matrículas para saber o que vamos ter de fila de espera”, disse Meza.  

 riopardonews@gmail.com
 (67) 98454-6626
 facebook.com/RioPardoNews