Português Italian English Spanish

Ação de prevenção ao câncer de mama acontece hoje no Sindicato Rural

Ação de prevenção ao câncer de mama acontece hoje no Sindicato Rural

Mais informações pelo telefone: (67) 98123-1014 ou (67) 99831-2786.

Por Kleber Souza

Ribas do Rio Pardo (MS) recebe nesta sexta-feira, dia 5, o ônibus do grupo Onça Pintada, que percorre todo o Estado desenvolvendo programas de prevenção e combate ao câncer de mama.

Esta não é a primeira vez que a unidade móvel do projeto vem ao município. A equipe é composta por motorista, eletricista, médico, assistente social, profissional de enfermagem, funcionário administrativo e uma auxiliar. Com previsão de atender 100 mulhres, o convite é aberto a populão que queira obter infomações e realizar exames de toque e ultrassom.

De acordo com a programação, o evento iniciará atendimento a partir das 17h30 no Sindicato Rural de Ribas do Rio Pardo, na rua Carlos Anconi, 560, no bairro Jardim Vista Alegre. 

Nos casos específicos, a paciente já sai encaminhada para o exame de mamografia. 

Mais informações pelo telefone: (67) 98123-1014 ou (67) 99831-2786.

 

Conheça o Grupo

Criado em 2001 o Grupo Onça Pintada é uma Organização Não Governamental (ONG), instituída como associação civil sem fins lucrativos que desenvolve em Mato Grosso do Sul programas de prevenção e combate ao câncer de mama.

Após perder a mãe e outros familiares em decorrência de um câncer, o deputado Paulo Corrêa desenvolveu o desejo de criar um projeto para orientar mulheres sobre como prevenir o aparecimento da doença.

O programa conta com apoio do deputado Paulo Corrêa em parceria com o  governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Saúde.

Com a finalidade de conscientizar a população sobre os perigos da doença e a importância do auto exame regular, a unidade móvel do GOP, adaptada com equipamentos e macas, percorre os municípios do Estado, incluindo localidades de difícil acesso como aldeias indígenas , assentamentos rurais e comunidades menos favorecidas, onde são realizadas palestras e exames preventivos, alertando as pacientes sobre como detectar nódulos e a importância de se fazer o auto exame da mama mensalmente.

Cada mulher é atendida individualmente e nos casos em que são detectados nódulos as pacientes são encaminhadas para realização de exames, cirurgias, quimioterapia ou radioterapia e reconstrução mamária. Todo este processo é acompanhado pela equipe do Grupo Onça Pintada, formada por médicos ginecologistas, enfermeiros e auxiliares, que mantém contato com hospitais da rede pública para realização do tratamento.

 riopardonews@gmail.com
 (67) 98454-6626
 facebook.com/RioPardoNews