Português Italian English Spanish

Geração de empregos em Ribas cai mais de 30% na Gestão Tucura

Geração de empregos em Ribas cai mais de 30% na Gestão Tucura


O levantamento é feito através do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério da Economia.

O comparativo aborda os três últimos anos da Gestão Zé Cabelo e os três primeiros anos da Gestão Tucura.

Por Kleber Souza

Os empregos formais gerados em Ribas do Rio Pardo (MS) caíram 32% nos últimos três anos, comparados com o triênio anterior. Isso porque foram geradas 6821 vagas (admitidos) no período 2017, 2018 e 2019, enquanto o período de 2014, 2015 e 2016 foram geradas 9998 vagas (admitidos). O levantamento é feito mensalmente através do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério da Economia.

Nesta segunda-feira, dia 11, a Prefeitura de Ribas do Rio Pardo noticiou no site oficial do município que, houve saldo positivo na geração de empregos no município. A publicação nada esclarecedora, inicialmente não apresentava números, percentuais e tabelas.

Posteriormente a matéria sofreu alterações, houve inclusão de tabelas, e a “charada” da assessoria comunicação da Prefeitura veio à tona. Trata-se da diminuição no número de demissões que ainda é altíssima (1.864), mas quando comparado com os outros anos, é menor. Porém, a publicação da Prefeitura não deixou claro que, os meses de outubro, novembro e dezembro, ainda não estão contabilizados e, o número pode oscilar. O comparativo aborda os três últimos anos da Gestão Zé Cabelo e os três primeiros anos da Gestão Tucura. 

A notícia da Prefeitura de Ribas também não fez questão de avaliar os motivos que levaram a diminuição de demissões. “Podemos ter chegado ao fundo do poço e o prefeito não se deu conta disso. Há quase uma década o saldo é negativo. Vai chegar uma hora que não haverá mais demissões, porque não haverá trabalhadores formalmente contratados para serem demitidos”, comenta um internauta.

Além do saldo negativo que pode ter cessado, por não ser mais possível haver demissões. Não se tem notícia de empresas instaladas no município recentemente. “Onde aumentou o número de oferta de empregos? Moro em Ribas há 42 anos e nunca vi uma situação como esta”, questiona uma moradora.  

A Prefeitura de Ribas também fez questão de ‘esconder’ que 2019 é o pior ano no número de trabalhadores admitidos, de acordo com a própria tabela anexada posteriormente ao texto e atribuída ao CAGED. Apenas 2.137 pessoas conseguiram trabalho formal no período. Quantidade bem inferior ao ano de 2014 que teve 4.555, e 2015 com 3.161 admissões.        

A notícia com “cortina de fumaça” repercutiu mal e deixou alguns internautas revoltados. Segundo eles, situação econômica atual é preocupante. “A cidade em geral não vive um bom momento. Não tem dinheiro na praça”, comenta um comerciante da avenida central.  

Everton Nascimento classificou a postagem como ‘palhaçada’. “Cada coisa q vejo na internet. Onde ta gerando emprego em ribas.. muita gente desempregada e salao fechando.. ta bom sim na prefeitura .. (sic)”, escreveu.

Já Selma Pais, criticou a repartição responsável por encaminhar o trabalhador ao emprego. “A casa do trabalhador é uma comédia oferece as vagas ai pedem currículo fala q a empresa vai entrar em contato ai não dão satisfação e a vaga fica por mês aberta lá (sic)”, disse.

Vall Rodriguês entende que o post é eleitoreiro. “Pra ganha voto nas eleições que besta chegando vale tudo kkkkk Até fala que Ribas está aumentando as possibilidades de emprego (sic)”, pontuou.

FATO OU FAKE?

É fato que os dados estatísticos não refletem a realidade dos setor econômico atual em Ribas do Rio Pardo. Também é fato que, os dados são reais e de um órgão do Governo Federal.

É evidente que o saldo positivo divulgado, mal e porcamente pela Gestão Tucura, considera somente o que é conveniente. Uma clara tentativa infeliz de induzir a população a uma realidade inexistente e vender a falsa imagem de que a administração do prefeito Paulo Tucura gera emprego e renda.

“Brincadeira mais sem graça essa! Onde que Ribas tá gerando emprego??? Falo mais nada vou só observar as fake news”, comenta Leonisia Maria na fanpage da Prefeitura.

 riopardonews@gmail.com
 (67) 99107-6961
 facebook.com/RioPardoNews
 (67) 99107-6961