Português Italian English Spanish

Produtores de Ribas são orientados sobre como exportar produção de mel

Produtores de Ribas são orientados sobre como exportar produção de mel

Sobre a viabilidade técnico-econômica da iniciativa, Melo apresentou panorama completo do mercado de mel no mundo.

Por Kleber Souza

O Consultor Marcos André de Melo ministrou palestra aos produtores de mel de Ribas do Rio Pardo, sobre como exportar sua produção. Ele é nutricionista e trabalha diretamente com grandes investidores para comercialização do mel no mercado nacional e internacional. 
A palestra reuniu dezenas de produtores em geral no dia 11 de setembro e o resultado foi altamente satisfatório para os participantes. Marcos Melo mostrou a necessidade da criação de uma agroindústria com o intuito de industrializar os produtos que ora são comercializados em pequena escala no município de Ribas do Rio Pardo, para que possam ser ofertados ao mercado do exterior.

Sobre a viabilidade técnico-econômica da iniciativa, Melo apresentou panorama completo do mercado de mel no mundo. Ele disse que, de acordo com Ministério do Desenvolvimento, o Brasil ocupou em 2018 o índice de 6,7% no segmento de exportações no Mercado Global. O Mel ocupa o 31° lugar na posição do Ranking de Exportações de produtos básicos.

Os maiores importadores de mel brasileiro, e de seus derivados, são respectivamente EUA, Bélgica, Reino Unido e Alemanha. Durante a apresentação, o consultor anunciou que a Master Assessoria e Representação, sediada em Goiânia/GO, se prontificou a prestar assessoramento para todas as etapas de obtenção das licenças da Vigilância Sanitária, ANVISA  e  Ministério da Agricultrura, Licença de Indústria Geográfica e aprovação da LE (Licença de Exportação).

Em entrevista a esta redação do Rio Pardo News, Marcos Melo  ressaltou ainda que há demanda para produtos da agricultura de Ribas do Rio Pardo, não somente da apicultura. “Há,  em construção, um projeto para catalogar cada item produzido no município para ser ofertado no mercado internacional. “É uma grande contribuição para a economia local, com geração de emprego e renda aos munícipes”, assegurou ele.

Sobre a viabilidade técnico-econômica da iniciativa, Melo apresentou panorama completo do mercado de mel no mundo.

 

 riopardonews@gmail.com
 (67) 99107-6961
 facebook.com/RioPardoNews
 (67) 99107-6961