Português Italian English Spanish

No meio da pastagem, carobá solitário encanta no Dia da Árvore

No meio da pastagem, carobá solitário encanta no Dia da Árvore


Da mesma família do ipê, o carobá floresce nesta época do ano, quando os dias começam a ficar mais longos

Coloração intensa da árvore se destaca em meio a seca do Cerrado. (Foto: Andrei Luiz da Silva)

Por Fernanda Palheta

Os tons de roxo no meio da pastagem, as margens da BR 262, entre Três Lagoas e Água Clara, roubaram a cena de quem passou na rodovia neste sábado (21), Dia da Árvore. Da mesma família do ipê, o caroba floresce junto com o início da primavera.

O empresário, de 34 anos, Andrei Luiz da Silva "precisou" para a viagem para fazer o registro. "Eu trabalho com drone estava voltando de viagem, quando olhei para o lado e vi ele todo florido. Tive que registrar para poder mostrar essa beleza", disse.

O botânico e professor da UFMS Geraldo Damasceno explica que muitas pessoas confundem com o caroba com Ipê por ser da mesma família. "Mas a cor e as folhas são diferentes", detalha.

Às vésperas da primavera, que começa nesta segunda-feira (23), Damasceno ainda aponta que é natural a florada nessa época do ano. "Essa coisa de data é instituída por nós, mas na natureza a florada é marcada pelo período", explica.

Segundo ele, com os dias mais longos, as temperaturas mais altas e o inicio do período de chuva são as condições ideais para a época das flores.

O empresário Andrei Luiz da Silva parou a viagem para fazer o registro do caroba na BR 262 (Foto: Andrei Luiz)

 

 

 riopardonews@gmail.com
 (67) 99107-6961
 facebook.com/RioPardoNews
 (67) 99107-6961