Português Italian English Spanish

Sala Lilás de atendimento especializado é inaugurada na Delegacia de Ribas do Rio Pardo

Sala Lilás de atendimento especializado é inaugurada na Delegacia de Ribas do Rio Pardo

O diretor do Departamento de Polícia da Capital, delegado Fabiano Nagata, que representou o Delegado-Geral da Polícia Civil, Marcelo Vargas.

Ribas do Rio Pardo (MS) – A Delegacia de Polícia de Ribas do Rio Pardo conta oficialmente com a Sala Lilás, que proporciona atenção e atendimento especializado à mulheres, crianças e meninas vítimas de violência, preservando-as da espera na recepção comum na unidade policial.

A inauguração da segunda Sala Lilás do interior do Estado, aconteceu nesta sexta-feira (23). O projeto é resultado de parceria entre a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul e a Prefeitura Municipal de Ribas do Rio Pardo, que realizou as obras de reforma e ampliação do espaço da Delegacia de Polícia Civil de Ribas do Rio Pardo. 

Para o prefeito Paulo Silveira, no momento em que o país atravessa uma situação desafiadora, parcerias como esta são representam avanços para as políticas sociais e ganhos para a sociedade como um todo. “É uma oportunidade que nós temos de valorizar a mulher, de dar as condições para que elas se sintam mais à vontade em poderem contar a suas histórias e também ajudar a por um fim às agressões, que infelizmente ainda acontecem”, disse o prefeito de Ribas do Rio Pardo.

A “Sala Lilás”, tem como característica ser um espaço acolhedor, exclusivo para crianças, meninas e mulheres vítimas de violência física e sexual, onde podem aguardar a realização de exame de corpo de delito com mais conforto e privacidade. Com ambientação aconchegante e com a proposta de humanizar o atendimento às vítimas de violência doméstica e familiar.

O diretor do Departamento de Polícia da Capital, delegado Fabiano Nagata, que representou o Delegado-Geral da Polícia Civil, Marcelo Vargas, na inauguração, destacou os ganhos proporcionados pela ambientação adequada e acolhedora. “Crimes de violação da Lei Maria da Penha e do Estatuto da Criança e do Adolescente, exigem um lugar apropriado e atendimento especializado, porque são situações que tem sempre um agressor, que a todo momento representa ameaça às vítimas, que aqui se sentirão acolhidas e seguras”, frisou.

A Sala Lilás de Ribas do Rio Pardo é equipada com brinquedos, livros e contará com  atendimentos de psicólogas e assistentes sociais, por meio de parceria entre município e estado.  A população comemorou. “É uma grande conquista para todas as mulheres que necessitam de um atendimento e as vezes por esse contexto de violência acabam não procurando e agora que essa sala saiu do papel, pode atender tanto as demandas existentes, como aquelas que vão surgir”, afirma a educadora social Solielly Alves, que esteve presente na inauguração.

Outras unidades

Em novembro de 2017 o Governo de Mato Grosso do Sul inaugurou a primeira “Sala Lilás” no prédio do Instituto de Medicina e Odontologia Legal (IMOL), em Campo Grande, essa ideia serviu de modelo para a Polícia Civil, que para atender uma demanda reprimida, levou o projeto para o interior do Estado.

No dia 7 de agosto, o município de Sidrolândia recebeu a Sala Lilás. Unidades estão em implantação também nas delegacias dos municípios de Amambai, Rio Negro, Costa Rica e Bonito, aprimorando o serviço de proteção oferecido às mulheres em situação de violência.

Mato Grosso do Sul se desponta como uma das unidades da Federação mais avançada na proteção dos direitos da mulher, contudo, dos 79 municípios existentes, apenas 12 possuem Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM). A implementação das “Salas Lilás” visa reparar esse déficit instalando uma “célula” da DEAM em cada Delegacia do Estado.

O local propõe o acolhimento da mulher que tenha passado por qualquer tipo de violência doméstica e com a segurança de que ninguém saberá qual foi a violência que sofreu, não colocando a vítima em situações de constrangimento e trabalhando em favor da dignidade da pessoa humana. (Por Assessoria PCMS)

 riopardonews@gmail.com
 (67) 99107-6961
 facebook.com/RioPardoNews
 (67) 99107-6961