Português Italian English Spanish

PSOL já prepara candidatura à Prefeitura de Ribas, Vice e Vereadores

PSOL já prepara candidatura à Prefeitura de Ribas, Vice e Vereadores

A reunião deliberou sobre os novos membros da diretoria e tratou de assuntos de importância eleitoral

A reunião deliberou sobre os novos membros da diretoria e tratou de assuntos de importância eleitoral. (Rio Pardo News)

Por Kleber Souza

O candidato ao Governo de MS de 2018 pelo PSOL, João Alfredo Danieze foi eleito em plenária municipal realizada no último dia 29, presidente da executiva municipal do Partido Socialismo e Liberdade em Ribas do Rio Pardo (MS).

O evento contou com a presença de Lucien Resende, presidente do partido em Mato Grosso do Sul. “O primeiro passo foi dado, hoje temos o companheiro João Alfredo preparado para defender um programa progressista para Ribas”, disse.

A reunião deliberou sobre os novos membros da diretoria e tratou de assuntos de importância eleitoral para as eleições de 2020. Marcelo Ramos é um dos nomes novos na executiva do partido. Ele assumiu a secretaria de formação política. “Não estamos aqui para termos o poder pelo poder, estamos aqui para transformar. Sou socialista por isso. Porque amo o meu próximo”, pontou.

Em entrevista ao Rio Pardo News, João Alfredo disse que a reunião foi participativa e revigorou o grupo na cidade Com novos nomes. “Todos com espírito de fortalecer e preparar o Partido para as eleições majoritária (Prefeito/Vice) e proporcional (Vereadores). Nossa campanha de filiação ganha novos eleitores a cada dia e faremos isso até 03/04/2020, que é o prazo final para quem quer se candidatar para as eleições previstas para 04/10/2020”, disse.

Rio Pardo News - Qual é seu pensamento como militante do PSOL para conseguir maior engajamento da população e Ribas na atuação político-partidária? Há como mudar o pensamento do cidadão para se envolver mais? 

João Alfredo - Infelizmente, muitos eleitores sempre pensaram em si próprios e em “vantagens” de todas as espécies. Isso, porém, está mudando, principalmente no eleitor jovem, que hoje é a maioria. A grande maioria, hoje, pensa no coletivo e o Eleitor passou a ser mais criterioso, analisando o passado de cada candidato e a sua competência e capacidade de administrar. Já passou o tempo do “tapinha das costas” e do “cafezinho”. Houve, com o passar dos anos, um amadurecimento político, onde o envolvimento será bem maior do Eleitor/cidadão e sem pedir nada em troca, a não ser o desenvolvimento da cidade, com geração de empregos e a segurança que terá serviços públicos dignos, em todas as áreas.

Rio Pardo News - Como atrair as mulheres para a política, já que há uma cota de 30% a ser obrigatoriamente preenchida? 

João Alfredo - As mulheres representam, hoje, mais da metade da população no Município. Temos, no PSOL, um Setorial das Mulheres, hoje representada pela Sandra Sakaguti, que fará um trabalho inclusivo para mostrar a importância da participação efetiva das mulheres, seja na discussão dos problemas existentes e dos programas de governo, seja para as candidaturas em si. Nossa meta é ter 50% de mulheres candidatas e estamos trabalhando para isso.

Rio Pardo News - O PSOL de Ribas está aberto a coligações para a próxima eleição ou não? Caso esteja quais os critérios? 

João Alfredo - O PSOL está de portas abertas para coligações na campanha majoritária (Prefeito). Para a proporcional (Vereadores) houve uma mudança legislativa e a eleição para Vereador (Câmara Municipal) não haverá mais coligações e cada Partido, com certeza, terá chapa completa, como acontecerá com o PSOL. Assim, para a majoritária (Prefeito), o critério de coligação deverá ser para aqueles Partidos que tem um passado de coerência e semelhança com o nosso ideal partidário e que seus candidatos/membros não tenham envolvimento em “esquemas” ou “falcatruas”, seja em âmbito Municipal/Estadual/Federal, além de um passado limpo e que tenha garra e disposição para o enfrentamento e vontade de acabar com essa “velha política” em nossa cidade.

Rio Pardo News - O senhor é, sem dúvida, crítico e combativo quanto as administrações que já passaram por Ribas, mas, os políticos mais antigos tem ganhado a eleição e há decepções com os novatos, tanto na Câmara quanto na prefeitura. Como o senhor pretende conseguir adesão ao projeto PSOL? 

João Alfredo - É justamente por isso que o PSOL terá candidatos, tanto para Prefeito/Vice (majoritária) como para Vereadores (proporcional). A velha política, da qual o Eleitor está insatisfeito, mostrou-se incompetente, prometendo “mundos e fundos” e nada cumprindo. A decepção quanto aos “novatos” é consequência da prática do “é dando que se recebe”, que repudiamos e temos combatido todos esses anos. Estamos conseguindo novas adesões dia-a-dia, diante de coerência de nossos ideais e de nunca ter mentido para o Eleitor. Vamos mostrar, agora, que é possível o PSOL ganhar a eleição com poucos recursos financeiros, já que o Eleitor não suporta mais “promessas” e não acredita mais no “político profissional”. O PSOL, com toda a certeza, irá surpreender com seus candidatos e com essa vontade da maioria do Eleitor Riopardense em enterrar, de uma vez por todas, a “velha política” e esses “dinossauros” que só prometeram e nada fizeram, além do envolvimento de várias deles em desvio de recursos públicos e ações de improbidade administrativa.

Rio Pardo News - A juventude terá espaço?

João Alfredo - Sem sombra de dúvida. O jovem, hoje, representa a maioria dos Eleitores em nosso Município. Temos, no PSOL, uma Secretaria de Juventude, tendo como representante o recém-filiado Beto Coene, que irá iniciar todo um trabalho para angariar o apoio dos jovens e dos empreendedores. Assim, terá espaço no PSOL, todos aqueles que amam nossa cidade e quem tem pensado, sempre, de forma coletiva. Aquele que manifestar interesse pessoal e próprio, ficará fora do PSOL. O Eleitor que nunca participou politicamente e que quer agora participar, independentemente de ser candidato ou não, estamos de portas abertas para recebê-los. Nosso propósito é o de fortalecer o Partido e mostrar que teremos candidatos destemidos, aptos e capacitados e à altura dos Eleitores sérios e que guardam, dentro de si, a esperança de ver nossa cidade como um exemplo a ser seguido, sobretudo com geração de empregos, desenvolvimento, serviços públicos dignos na saúde, educação, habitação e infra-estrutura urbana e rural. Fica, aqui, o convite à todos que pensam dessa forma.

VEJA COMO FICOU A NOVA COMPOSIÇÃO DA EXECUTIVA MUNICIPAL DO PSOL:

Presidente: João Alfredo Danieze

Primeiro Secretário: Onofre Cabrera Gauto

Segundo Secretário: Waldemir dos Santos Angelo

Primeiro Secretário de Finanças: Francinete Anastácio Barbosa

Segundo Secretário Finanças: Clóvis Carvalho de Souza

Secretário de Comunicação: Raul Salatiel Pereira Rios

Secretário de Formação Política: Marcelo Gonçalves Ramos

Secretário de Movimentos Sociais e Assuntos Institucionais: Manoel Chamorro Lacerda

Secretário de Juventude: João Roberto Coene

Secretária de Setorial de Mulheres: Sandra Sakaguti

Primeiro Vogal: Eliane Silva Oliveira

Segundo Vogal: Caren Bardella de Carvalho

Terceiro Vogal: Valdir dos Anjos Antônio.

 riopardonews@gmail.com
 (67) 98454-6626
 facebook.com/RioPardoNews