Português Italian English Spanish

Tucura anuncia aumento do piso e é aplaudido por professores

Tucura anuncia aumento do piso e é aplaudido por professores


A legislação proíbe que no período de 180 dias antes das eleições haja aumento para o funcionalismo público.

O prefeito de Ribas do Rio Pardo (MS), Paulo Tucura (DEM), foi aplaudido pelos professores da rede municipal na manhã desta segunda-feira, dia 10, após anunciar que irá cumprir o percentual de 12,84% definido pelo Ministério da Educação. O que ainda não fez. O discurso ocorreu durante evento de abertura da semana pedagógica, no Sindicato dos Trabalhadores em Educação.

De acordo com a Lei número 11.738, o piso deve ser reajustado anualmente, em janeiro. Diante disso, o prefeito já afronta a norma federal e está em atraso com o que determina a lei. Tanto é que será obrigado a pagar retroativo. Detalhe que parece ter passado desapercebido pela maioria dos docentes.

Sem deixar claro que pagará parcelado, o prefeito aproveitou o clima bom para enaltecer os profissionais da Educação. Tucura disse que 12,84% ainda não é o reajuste ideal, mas é o que é possível nesse momento.  “Nós aqui em Ribas vamos estar cumprindo neste primeiro semestre esta reposição”, pontuou.

O prefeito não detalhou como irá pagar o reajuste e disse que a decisão sairá do “namoro” que está em andamento com o sindicato. Mas, a proposta parece já estar preestabelecida de acordo com o "estudo de índice de folha" realizado pela administração municipal.

Vale lembrar que, a legislação proíbe que no período de 180 dias antes das eleições até o dia da posse dos candidatos eleitos haja aumento de remuneração para o funcionalismo público, a fim de evitar que o eleitor seja influenciado.

Por Kleber Souza/Rio Pardo News em 10 de fevereiro de 2020

Foto: Gilberto Wallison
 riopardonews@gmail.com
 (67) 99107-6961
 facebook.com/RioPardoNews
 (67) 99107-6961